Clipping


Legislação


Nossos Associados

Clipping

Indústria investe no vinagre de grife de olho nos gourmets

Empresários do setor apostam no consumo maior das chamadas linhas especiais


Rogério Verzignasse
DA AGÊNCIA ANHANGUERA
rogerio@rac.com.br


O vinagre já era conhecido nos primórdios da civilização. O produto simples, fabricado a partir da fermentação, sempre foi usado para temperar e conservar alimentos. Garante sabor especial a uma simples salada e, por ser barato, é consumido por povos do planeta inteiro. Só no Brasil, entram nas gôndolas dos supermercados, anualmente, nada menos que 174 milhões de litros. Nos países europeus, o consumo é três vezes maior. A diferença é que, por aqui, 80% das vendas é proveniente do vinagre de álcool. No Primeiro Mundo, o vinho e as frutas são as principais matérias-primas. Os fabricantes lucram com o balsâmico, por exemplo, presente nas receitas dos chefs mais exigentes. De olho na culinária sofisticada, os empresários brasileiros aprimoram a linha de produção do “vinagre de grife”.

De acordo com a Associação Nacional das Indústrias de Vinagre (Anav), os produtos de alto valor agregado representam apenas 10% do faturamento do setor. Mas é um segmento que não para de crescer. Os varejistas percebem, entre os consumidores, que cresce sem parar a exigência por qualidade.

De acordo com Bianca Borim, presidente da associação, e diretora da Vinabom, empresa sediada em Várzea Paulista, o novo hábito de consumo é notado há cerca de uma década, período que coincidiu com a estabilização econômica brasileira. E a mudança de comportamento fez o setor pensar grande. Hoje, nada menos que 90% das indústrias fornecem vinagres especiais ao mercado.

Um exemplo claro da diversificação produtiva chega da centenária Castelo Alimentos, a mais importante fabricante de vinagres da América Latina. A empresa sediada em Jundiaí, dona de um faturamento anual da ordem de R$ 50 milhões, investe pesado, há uma década, nas linhas especiais, com tecnologia de produtos, modernização de equipamentos e treinamento de mão de obra. A companhia, que já detém o controle de 30% do mercado nacional de vinagre, decidiu entrar na disputa pelo mercado externo.

E, como o cliente lá de fora é exigente, do complexo fabril do bairro Bom Retiro, em Jundiaí, saem , além dos vinagres tradicioanis, os suaves, especiais (de arroz e maçã), aromatizados (limão e hortelã) ou com sabores (framboesa e maracujá). Para abastecer a gastronomia sofisticada, foi criado o vinagre de mesa, com embalagens especiais que podem ser colocadas ao lado dos pratos mais bonitos.

De acordo com o diretor superintendente da empresa, Marcelo Cereser, as linhas especiais não param de ganhar espaço. A carteira de clientes já relaciona parceiros nos Estados Unidos, Cuba, Uruguai, Moçambique, República Dominicana e Japão.

Europa

Mas as nações da Europa são, de fato, o alvo principal do setor. De acordo com a Anav, a média de consumo brasileiro de vinagre é de apenas 0,8 litro por habitante ao ano. No Velho Mundo, o índice chega a 1,8 litro/habitante/ano. De acordo com a empresários, o fenômeno tem explicação. Enquanto por aqui o produto serve basicamente como tempero, os europeus exploram todas as suas potencialidades. O vinagre é usado até em afazeres domésticos: limpa, desinfeta, aviva cores, desengordura, devolve o brilho de metais, é neutralizador de odores.

“Trata-se de uma cultura que o brasileiro ainda não tem. O vinagre ainda é associado exclusivamente ao consumo como alimento”, fala Cereser. Na sua opinião, para alavancar o consumo brasileiro, o setor deve acreditar no sucesso de nichos de consumo, clientes de maior poder aquisitivo, público da chamada linha premium. O objetivo é revelar ao mercado que o vinagre é útil para muito além da prosaica salada: é matéria prima de sobremesas e pratos sofisticados.

transfer news

SAIBA MAIS

A palavra vinagre vem do francês vinagre, que significa “vinho azedo”. Trata-se de um produto obtido a partir de duas fermentações, uma alcoólica e uma acética. A primeira, transforma o açúcar em álcool. A segunda, adiciona ao produto o ácido acético, mistura química elaborada a partir de uma bactéria chamada acetobacter. No Brasil, as fábricas dispensam a fermentação alcoólica, primeira etapa do processo. As linhas de produção já recebem álcool e vinho prontos. A matéria-prima é misturada à água e, para fermentar, passa por reatores. O vinagre tem sabor diferenciado em cada parte do mundo, dependendo basicamente da origem do álcool. Por aqui, a principal matéria-prima é a cana-de-açúcar. Mas há países que fazem álcool com leguminosas e raízes (como a batata, a beterraba e a mandioca); frutas (como a maçã, o caqui e o kiwi); e cereais (como arroz e cevada).


OS NÚMEROS

200
MILHÕES DE REAIS

É o faturamento anual do setor vinagreiro brasileiro

24
EMPRESAS VINAGREIRAS

Associadas à Anav concentram a produção de 80% do vinagre brasileiro. O principal polo produtor brasileiro fica na região de Jundiaí, onde estão sediadas as empresas Castelo, Toscano, Palhinha e Vinobom


Empresa lança lista diversificada de produtos

Palhinha abastece mercado com compostos de maçã, arroz e limão

A Palhinha, outra tradicional fabricante de vinagre com sede em Jundiaí, também investe na diversificação dos produtos, abastecendo o mercado varejista com uma linha especial de vinagres compostos de maçã, arroz, limão e alho, e do balsâmico. O superintendente Ambrósio Galvão explica que o segmento historicamente lucra mais com a chegada do Verão. As vendas crescem 15% ao mês, por conta do consumo maior de salada nos meses mais quentes. Ele sabe que os novos hábitos de consumo, que valorizam a gastronomia refinada, são outro motivo para motivar o segmento. Por isso, ele defende que o governo abra novas linhas de crédito às empresas de qualquer porte, para que elas tenham como investir na modernização.

Na opinião dele, o empresário não seria o único beneficiado. Em primeiro lugar, diz, o consumidor, vai ter na mesa produtos de maior qualidade, pratos cada vez mais elaborados. Além disso, a economia vai ser movimentada com treinamento de pessoal, aquisição de equipamentos, abertura de mais vagas de emprego direto ou indireto. A ação integrada de empresários unidos em associação, diz, é importante para implantar ações de interesse coletivo estimular o consumo. “A própria Palhinha passou a fornecer ao mercado o vinagre balsâmico em embalagens pet, mais econômicas, de 250ml, visando tornar o produto acessível às classes com menor poder econômico”, explica. (RV/AAN)

Desenvolvido por:

Web e Ponto - Soluções Digitais