Clipping


Legislação


Nossos Associados

Clipping

Um aliado econômico e amigo da natureza

Talvez muita gente não saiba, mas o vinagre de álcool é muito versátil. Além de usado na culinária, principalmente como tempero, ele também pode ser utilizado para limpar a casa sem gastar com produtos de limpeza, que na grande maioria contêm agentes petroquímicos e, consequentemente, poluidores. Claudio Borim é diretor da Toscano Alimentos. Segundo ele, o brasileiro quase não usa o vinagre de álcool na limpeza doméstica. "Acredito que isso aconteça por falta de informação", opina.

A empresa produz 2.325 litros de vinagre por mês. Deste total, 80% é de vinagre de álcool. "É um ótimo tempero e um excelente produto de limpeza", garante. A engenheira de alimentos e responsável técnica da empresa, Cristiane Ogata Daniel, garante a eficácia do produto. "Posso assegurar que é eficiente porque uso em casa na limpeza do dia a dia." Um dos empregos dados ao vinagre é na limpeza de vidros, por exemplo. "Diluo em água e passo como limpa-vidro", ensina. "Também pode ser utilizado em solução diluído em água para limpar carpete, couro e até máquina de lavar roupa, ao invés de usar água sanitária", acrescenta.

Outro ponto positivo apontado por Cristiane diz respeito à proteção à pele. "Como é um líquido que não utiliza derivados de petróleo em sua composição, não é preciso o uso de luvas durante a limpeza."
A engenheira ressalta que o líquido também não é poluente. "É possível usá-lo na limpeza de muita coisa porque é rico em ácido acético, uma poderosa substância presente em grande parte dos produtos de limpeza", esclarece. "E, além disso, diferente dos produtos químicos convencionais, o vinagre não é poluente, já que não contém elementos tóxicos."

Limpeza ecológica

Confira algumas maneiras de usar o vinagre de álcool na limpeza.

Mofo  - Uma forma simples de limpar os rejuntes que acumulam mofo é utilizar uma escova de dentes velha embebida em uma boa quantidade de vinagre. Em seguida, esfregue nos azulejos, deixe agir por duas horas e, depois, lave com água e sabão. Para livrar-se do cheiro de mofo em armários, esvazie o móvel e coloque dentro dele, durante a noite, uma bacia com vinagre puro. No dia seguinte, passe um pano com água.

Sem cheiro  - O cheiro deixado pelas fezes e urinas de gatos e cães pode ser eliminado colocando em um balde duas partes de água e uma de vinagre. Em seguida, molhe um pano na mistura e passe-o no local.
 

Manchas - Para tirar manchas de peças de roupa misture quantidades iguais de água e de vinagre em um borrifador e, antes de lavar, espirre a solução sobre a região afetada. Depois, coloque a roupa na máquina, espere encher e adicione uma xícara (chá) de vinagre. Lave normalmente.

Panelas  - Para limpar a comida que fica grudada na panela, coloque água suficiente para cobrir a sujeira e adicione quatro colheres (sopa) de vinagre. Leve ao fogo, deixe ferver e, quando esfriar, lave de novo. Pode ser usado em alumínio, inox ou tefal.

Brilho - O vinagre também pode limpar fogão e forno. Para isso, deixe um pouco do produto sobre a gordura por 15 minutos e, após isso, limpe com o auxílio de sabão neutro e uma esponja. A limpeza ficará bem menos penosa.

Paredes limpas  - Marcas de rabiscos e sapatos podem ser retiradas usando vinagre branco. Faça uma mistura com a mesma quantidade de vinagre e água morna e aplique sobre as marcas. Esfregue com um pano macio até que desapareçam totalmente.

Copos brilhantes - Para deixar os copos de vidro mais brilhantes, mergulhe-os em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre. Deixe de molho por cerca de meia hora e, em seguida, lave com detergente.

Odor do ralo - O acúmulo de sujeira é o principal responsável pelo odor dos ralos. Para eliminar o mau cheiro, use um quarto de xícara (chá) de bicarbonato de sódio e meia xícara (chá) de vinagre branco. Cubra o ralo e deixe agir por alguns minutos. Enxágue com bastante água quente.

Amaciante de roupas natural - Quem tem pele sensível pode substituir o amaciante de roupas por uma solução de vinagre e água. Em vez de amaciante, é só colocar 250 ml do líquido no enxágue da máquina.

Fonte: Jornal de Jundiaí

Desenvolvido por:

Web e Ponto - Soluções Digitais