Você conhece papel machê? É uma massa de modelar incrível que pode ser sua base para começar a esculpir e moldar diferentes objetos.
Aprendendo a fazer a massa, você pode estar embarcando na oportunidade que vai te levar a criar obras de arte para você e toda sua família.
O papel machê, além da função decorativa, pode ter um objetivo prático. Produzindo tigelas ou vasos, você aproveita para incrementar pinturas e texturas que vão dar mais vida a esse objeto e tornará ele uma linda arte, porém com muita utilidade no seu cotidiano.
Conforme as quantidades mencionadas de cada ingrediente, é preciso usar aproximadamente meio balde de papel picado.
Primeiro, você deve picar bem o papel e deixar de molho até amolecer bem. No dia seguinte, coe e esprema para retirar o excesso.
Encha o liquidificador com água e coloque um pouco desse papel. A proporção é, mais ou menos, três partes de água para uma parte de papel.
Bata por dez segundos e desligue. Espere um minuto e bata novamente por mais dez segundos.
Em seguida, despeje toda a massa numa peneira e coe novamente, espremendo até sair todo o excesso de umidade.
Esfarele a massa e espalhe numa bacia, misture 200g de cola branca, 1 tampa de vinagre, 2 colheres e meia de gesso de secagem lenta e 1 colher de gesso comum, até ficar uma massa homogênea.
Por fim, junte à massa um mingau de farinha de trigo para que ela não fique partindo. O mingau pode ser feito com duas colheres de sopa de farinha de trigo com dois dedos de água até engrossar. Antes de misturar espere esfriar.
Fonte: https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/
Foto: Divulgação