O vinagre é muito utilizado em saladas, molhos, receitas e até para a limpeza da casa. Existem diversos tipos deles, como de arroz, de maçã, de álcool, de vinho e outros. Mas você conhece o vinagre balsâmico e seus benefícios?
Ele é obtido a partir das fermentações alcoólica e acética que ocorrem simultaneamente no mosto da uva, cozido em fogo direto até elevar o teor de açúcar a 30%. Sua acidez ajuda a estimular a produção de saliva e suco gástrico, o que contribuiu para uma digestão.
Confira alguns benefícios:
- Redução dos níveis de açúcar no sangue
O vinagre balsâmico pode contribuir com a regulação dos níveis de açúcar no sangue. Segundo uma revisão científica publicada em 2006 na revista Medscape General Medicine, o consumo de vinagre balsâmico causa um impacto antiglicêmico – o que significa que não vão ocorrer picos de açúcar no sangue logo depois de comer e que os níveis de glicose da pessoa serão elevados lentamente após a refeição.
- Controle da hipertensão
Um estudo feito com ratos, publicado em 2001 no periódico Bioscience, Biotechnology and Biochemistry verificou que adicionar vinagre balsâmico aos alimentos regularmente pode ajudar a diminuir a pressão alta ao longo do tempo.
- Estímulo à circulação sanguínea
Segundo estudo publicado em 2000 no Journal of Nutrition, as uvas ajudam na prevenção de doenças cardíacas, pois elas impedem que as plaquetas sanguíneas se agreguem.
- Melhor digestão
Em 2017, uma pesquisa publicada no periódico científico Food Chemistry analisou a composição e propriedades de vários tipos de vinagre. Foi constatado que o ácido acético – princípio ativo do vinagre balsâmico – contém cepas de bactérias probióticas. A presença desses probióticos promove uma digestão saudável e melhora a saúde intestinal.
Tais bactérias também contribuem para a saúde da flora intestinal e para deixar o sistema imunológico mais forte.
Fonte: https://italianismo.com.br/10-beneficios-comprovados-do-aceto-balsamico/
Foto: Divulgação