Existem milhares de produtos de limpeza comerciais no mercado, mas muitos influenciadores preferem o vinagre.
O vinagre é usado em lavadoras de louças e de roupas e até os cientistas o usam para desinfetar laboratórios. Mas por que ele é tão versátil?
Ele é produzido por um processo de fermentação em duas etapas. Primeiro, carboidratos de qualquer espécie são oferecidos como alimento a células de levedura, que transformam seus açúcares em álcool e dióxido de carbono.
O álcool é então exposto ao oxigênio e novamente fermentado, desta vez com a bactéria Acetobacter no lugar da levedura. O líquido alcoólico é transformado em uma mistura de água e ácido acético.
Mas, quando o assunto é limpeza, a propriedade mais útil do vinagre, sem dúvida, é sua acidez ? suficientemente suave para não danificar tecidos e superfícies, mas forte o suficiente para eliminar manchas e sedimentos resistentes.
O produto comum, de uso doméstico, pode ter pH de até 2,2 ? cerca de 10 vezes mais ácido que a média dos refrigerantes.
Quando o vinagre é adicionado às manchas, particularmente as causadas por depósitos minerais, como calcário (restos de um material farináceo que consiste principalmente de carbonato de cálcio), o ácido ajuda na decomposição. A reação produz um sal ? o acetato de cálcio, que se dissolve rapidamente em água ? e dióxido de carbono.
Outra vantagem do vinagre é sua propriedade antimicrobiana. Embora algumas bactérias possam sobreviver em ambientes ácidos, a maioria dos micróbios comuns tem dificuldade de sobreviver e reproduzir-se nessas condições.
Enfim, são inúmeras recomendações e utilidades.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c840480xd9wo
Foto: Getty Images