Veja o que encontramos sobre o vinagre utilizado na higienização de verduras. Há considerações importantes.
- Coloque duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água. Deixe as verduras e as frutas mergulhadas neste preparado por 30 minutos. Se existirem larvas vivas, o vinagre não vai matá-las, mas faz com que se soltem das folhas. Então, é preciso passar novamente em água corrente para eliminá-las da salada.
- A lavagem de frutas, verduras e hortaliças em solução de vinagre e água é uma medida eficiente para o controle de vários microrganismos. Essa medida é indicada, principalmente, para aqueles produtos consumidos com casca e ao natural, ou seja, sem qualquer cozimento, como os tomates e a alface da salada.
Essa medida de higiene não é eficaz, entretanto, para eliminar resíduos de agrotóxicos nos alimentos. Grande parte dos agrotóxicos utilizados na lavoura é de uso tópico, concentrando-se, após a aplicação, na superfície do alimento. Lavar bem as folhas e cascas, ou mesmo descascar o alimento, ajuda a eliminar parte dos resíduos de agrotóxicos.
- Bicarbonato de sódio e posteriormente vinagre: essa é uma dica bem simples. Primeiro, lave as frutas com água corrente para tirar a sujeira mais visível. Depois, deixe de molho com bicarbonato de sódio que age e tira quase 90% dos agrotóxicos. Não se esqueça de lavar bem as frutas e verduras, pois o bicarbonato de sódio não pode ser ingerido. Para completar, você pode deixar mais 40 minutos apenas com o vinagre. Mas atenção: não misture bicarbonato de sódio com vinagre, pois um tira o efeito do outro.
Fontes pesquisadas:
http://revistavivasaude.uol.com.br
http://www.cienciahoje.org.br
www.eusemfronteiras.com.br
Foto: Divulgação