Quando o canário está com um problema hepático, os primeiros sintomas visíveis a olho nu são:
O vinagre de maçã contém uma substância que é de grande consistência quando ingerida pelas aves e fixa-se nas paredes musculares internas do estômago da ave, protegendo o e fazendo que fique mais forte. Assim pode facilitar na digestão e eliminação das gorduras.
Como utilizar:
Diluir uma colher cheia de sopa (10 ml) por cada litro de água. Repetir esta operação duas vezes por semana, nos outros dias água normal. Há criadores que juntam o vinagre de maçã na água do banho das suas aves. A sua acidez tem propriedades que as aves apreciam.
Piolhos:
Os piolhos, apesar do minúsculo tamanho, acabam trazendo grandes danos para os pássaros, podendo levar até a morte em casos mais extremos. Eles são parasitas que se localizam na superfície do corpo dos animais, sendo que nas aves podem ficar na pele, penas e até mesmo nas narinas, causando grande incômodo.
Pássaros que costumam tomar banho quase não apresentam infestações, pois isso dificulta a procriação dos piolhos. Como prevenção, use uma colher de sopa de vinagre para um litro de água. Vaporizar por 4 dias (cuidado com os olhos, pois arde).
Fontes Pesquisadas:
http://canarioecia.blogspot.com/
http://tsilva-canariosapm.blogspot.com/
Foto: Divulgação