Vinagre contra doenças
Além de temperar os alimentos com seu gostinho incomparável, o vinagre pode ser seu aliado no tratamento de várias doenças entre elas o diabetes. Nos tempos da Grécia o “Pai da Medicina”, o doutor Hipócrates (460-370 a.C), prescrevia o vinagre como medicamento para diversos tipos de tratamentos.
Já no Egito antigo a famosa Cleópatra, a famosa rainha do Egito, usava o vinagre em seus rituais de beleza. Os soldados romanos utilizavam um tipo de tônico, feito com vinagre para terem mais vigor durante as batalhas.
Estudos sobre o vinagre
E suas vantagens terapêuticas continuam nos dias de hoje. Atualmente existem mais de 18 mil estudos relacionados ao condimento. Os estudos apontam que o vinagre pode ajudar no controle de doenças como a má digestão, ajuda a controlar o colesterol, emagrece e controla o peso. Estudos mais recentes apontam ainda que pode ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue.
A glicose e o vinagre
Se você manter uma qualidade de vida saudável, ele ajuda na prevenção do diabetes tipo 2.
Esse controle se dá por um componente do vinagre, o “ácido acético”, que interfere na digestão do amido.
Quando há essa quebra do amido é que as moléculas de glicose surgem e entram na nossa corrente sanguínea. Assim nosso pâncreas trabalha menos na produção de insulina, evitando seu desgaste e o surgimento da diabetes.
O vinagre por si só não faz milagres, é preciso consumir com moderação alimentos à base de carboidrato refinados, como massas e pães.
Como obter esses benefícios?
Para conseguir esses benefícios em relação à glicose, deve-se tomar duas colheres (sopa) de vinagre diluída em um copo de água antes das suas principais refeições.
Os principais tipos de vinagres recomendados são o de vinho tinto, de maçã, álcool e de framboesa.
Para você que não se dá bem com essa receita, pode alcançar esse mesmo efeito com o uso contínuo em saladas.
Pode misturar o vinagre com o azeite e molhos. No caso da mistura com o azeite, utilize uma parte de azeite de oliva para duas colheres de vinagre.
Algumas pessoas podem sentir efeitos como o aumento na salivação e o vinagre também aumenta o suco gástrico.
Pessoas com problemas como gastrite devem ter um pouco mais de atenção com o vinagre devido a sua acidez.
A melhor regra é sempre a moderação, pois tudo em excesso pode fazer mal.
O sabor do emagrecimento?
Uma série de pesquisas realizadas no Japão constatou bons resultados no emagrecimento com o uso do vinagre. Entre eles a redução das medidas de circunferência abdominal dos voluntários.
Cada vinagre tem seus componentes que podem ser muito úteis ao corpo, por exemplo:
Para domar a glicemia, pode-se usar o de maçã, framboesa, vinho tinto ou álcool.
No vinagre feito a partir do fruto da macieira, você encontra um poderoso antioxidante que pode ajudar na conservação das nossas células.
Os que vêm das uvas e da framboesa fornecem antocianinas, substâncias prestigiadas entre o meio científico por defenderem nossas artérias, o cérebro e o coração.
O vinagre ainda tem o poder de realizar uma faxina em nosso organismo.
Alguns compostos dele conseguiram arrastar os excessos de moléculas gordurosas para fora do nosso organismo, o que pode ajudar e muito no controle do colesterol.
Fontes:
https://yoshiemaiaseguros.com.br/
Foto: Divulgação / https://yoshiemaiaseguros.com.br/os-beneficios-do-vinagre-para-sua-saude/