O vinagre, mais especificamente, o vinagre de maçã, está tomando conta das páginas de beleza nas redes sociais porque foram descobertos seus surpreendentes efeitos sobre a pele humana. Isso ocorre basicamente pelo fato de o vinagre ser um ácido que, dentre outras coisas, promove a correção do pH, além de ter um efeito de eliminação de sujidades, bem como de toxinas. Outras características do vinagre é a sua capacidade de conseguir dissolver gorduras e de auxiliar na eliminação delas no organismo. Adequando esse seu benefício para a pele, ele ajuda a eliminar a oleosidade quando ela existe.
Com relação à capacidade de o vinagre de maçã tirar as manchas de acne ou espinhas da pele, também é quase unânime a sua excelência. Algumas pessoas que realizam esse tratamento caseiro afirmam que são necessários apenas cinco dias para que a tonalidade das áreas afeadas comece a clarear, o que acaba despertando em muito o interesse das pessoas, tanto homens quanto mulheres. A primeira dica dada para as pessoas que pretendem realizar esse tratamento caseiro para a retirada ou diminuição das manchas de espinhas da pele é a cautela. Os ácidos podem ser bastante agressivos à pele, principalmente quando ela é exposta à luminosidade e, portanto, ao sol ou até mesmo a luzes fortes. Isso pode inclusive agravar a situação e promover o aparecimento de outras manchas indesejadas na pele.
A próxima dica é a necessidade de se fazer uso de um vinagre de maçã de alta qualidade, uma vez que, de acordo com o ditado, o barato pode acabar se saindo muito caro. Além disso, o vinagre precisa ser do tipo não pasteurizado e deve ser testado em uma outra região do corpo para se certificar com antecedência de que não se apresenta nenhum tipo de alergia a esse composto. Outra coisa importante é prestar atenção para as medidas e proporções, para que não fique muito agressivo por estar forte, mas que também não fique muito fraco a ponto de dar poucos resultados ou de não apresentar resultado nenhum. Sendo assim, a proporção é de uma xícara de vinagre de maçã para três xícaras de água.
Deve ser aplicado uma vez ao dia, de preferência na parte da noite, devido à menor luminosidade, com o auxílio de um algodão. Ou de um cotonete, caso a área manchada seja muito pequena. É importante ressaltar que o vinagre deve ser aplicado apenas nas regiões em que há manchas, uma vez que pode ocasionar o aparecimento de manchas em locais em que não há, caso seja aplicado de maneira inadequada. Deve-se esperar entre dez e quinze minutos e, após isso, o rosto ou a área em que foi feita a aplicação deve ser lavada com água e sabão de maneira abundante e depois secada com uma toalha limpa.
Esse procedimento deve ser realizado por cinco dias seguidos e, após isso, pode ser feito uma vez por semana. Durante o tratamento caseiro é importante fazer o uso massivo de protetor solar, até mesmo em dias de chuva, pois a pele fica mais vulnerável. Outro ponto muito importante é o fato de que esse tratamento caseiro não deve substituir nenhum tratamento médico tradicional, que também deve ser procurado com urgência em casos de adversidades.
Fontes:
http://saude.culturamix.com/dicas/vinagre-tira-manchas-de-espinha
Foto: Divulgação