O vinagre pode ser utilizado para acabar com o mau cheiro causado por substâncias alcalinas (básicas), como o cheiro de peixe, de mofo e de gordura. Para que o vinagre possa acabar com os cheiros ruins, é necessário que ocorra uma reação de neutralização, na qual se produz substâncias que não possuem o mau odor. Como toda reação de neutralização ocorre entre um ácido e uma base, o vinagre, que é um ácido, elimina com eficácia os odores básicos.
Você pode lavar as mãos com vinagre e depois com água para acabar com o cheiro de peixe que fica nas mãos. Isso também pode ser feito para acabar com o cheiro de gordura e ainda com aquele cheiro desagradável do frango. O vinagre também atua de forma similar para acabar com o cheiro de mofo nas roupas. Deve-se colocar as roupas de molho em uma bacia com água e um pouco de vinagre.
Outra aplicação é para eliminar o cheiro de urina e fezes de cães e gatos. Depois de remover os resíduos, passe um pano no local embebido em uma solução formada por 2/3 de água morna e 1/3 de vinagre. Por último, aplique um pouco do produto puro sobre a área e deixe secar naturalmente.
Mas de acordo com as reações, o vinagre não é eficaz para eliminar, por exemplo, o odor de suor, pois esse cheiro deve-se a ácidos carboxílicos. O suor é secretado pelas nossas glândulas écrinas e apócrinas, sendo constituído basicamente de água, cloreto de sódio, ácidos carboxílicos, ureia, sais de ferro, potássio, ácido lático, proteínas e outros componentes.
Ele é então eliminado pelas glândulas sudoríparas, inicialmente sem nenhum odor desagradável. Porém, na nossa pele, existem bactérias que metabolizam as substâncias do suor e produzem alguns compostos de cheiro ruim, tais como ácido butírico e caproico.
Fonte: www.brasilescola.com