Clipping


Legislação


Nossos Associados

Clipping

Ministro quer “libertar” agricultura de transgênicos e agrotóxicos

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, afirmou recentemente que pretende “libertar” a agricultura brasileira do uso de transgênicos e agrotóxicos. Ao comentar o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, ele defendeu que o Estado, as organizações não governamentais, as universidades e a sociedade civil precisam debater esse tema.

“Vamos ampliar as parcerias já feitas com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e com universidades, sempre nessa linha de termos uma agricultura saudável, com o mínimo ou totalmente liberta de agrotóxicos”, disse Patrus. Para justificar a importância, o ministro lembrou que o assunto foi tema da última encíclica sobre questões ambientais e sociais do Papa Francisco.

IBGE - O uso de agrotóxicos na agricultura do Brasil saltou de 2,7 quilos por hectare em 2002 para 6,9 quilos por hectare em 2012, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 19 de junho, que constam na pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável. O crescimento foi de 155% no período de 10 anos.

Cerca de 64,1% dos produtos utilizados em 2012 foram considerados pelos Indicadores como perigosos e 27,7% muito perigosos. Os agroquímicos mais utilizados naquele ano foram herbicidas, com 62,6% do total de vendas, seguidos dos inseticidas, com 12,6%, e dos fungicidas, com 7,8%.

A região que teve mais uso de agrotóxicos foi o Sudeste do país, com 8,8 quilos por hectare em 2012. São Paulo esteve no topo de consumo proporcional, com 10,5 quilos por hectare. Os estados de Goiás e Minas Gerais também ocuparam o "pódio", respectivamente. O menor uso foi verificado no Amazonas e no Ceará.

Fonte pesquisada: Agrolink

Desenvolvido por:

Web e Ponto - Soluções Digitais