Dependendo do tecido da sua cortina, os cuidados da lavagem são diferentes. Mas como a maioria das pessoas tem cortinas feitas de tecido sintético (poliéster), existem orientações para esse tipo de tecido.
Caso sua cortina seja 100% algodão, de linho, veludo ou qualquer outro tecido que não seja sintético, o ideal é procurar uma lavanderia, pois existem cuidados específicos para cada tipo de tecido.
No caso de cortinas brancas de poliéster, você vai precisar fazer uma pré-lavagem para tirar o excesso de sujeira do tecido.
Para fazer a pré-lavagem, encha o tanque com água e dilua o sabão em pó. Em seguida, coloque a cortina na água e movimente o tecido, mergulhando-o para soltar a sujeira.
Com uma escova com cerdas macias, esfregue a barra da cortina. Depois, solte a água e espere escorrer.
Em um recipiente separado, faça uma misturinha de limpeza com:
Coloque a mistura na máquina de lavar. Antes de colocar as cortinas brancas na máquina, use um barbante para amarrar a parte superior, que tem os ilhoses ou os suportes para trilho. Com essa amarração, as chances de danificar as peças são bem menores.
Ative o ciclo de lavagem para roupas delicadas e deixe centrifugar normalmente. Se você mora em apartamento e não possui espaço para estender suas cortinas, aqui vai uma dica de ouro: deixe-a secar diretamente no varão ou trilho onde ela geralmente fica.
O poliéster tende a não encharcar, pois é um tecido leve. Após a centrifugação ele ficará praticamente seco. Ao pendurar sua cortina, a secagem vai acontecer naturalmente.
Fonte e foto: https://blog.charmedodetalhe.com/