1. Redução do peso corporal
De acordo com um estudo publicado na revista Bioscience, Biotechnology & Biochemistry, consumir vinagre de maçã traz diversos benefícios:
Após 12 semanas, os pesquisadores perceberam mudanças em alguns aspectos:
O IMC, a gordura visceral e a circunferência da cintura reduziram significativamente nos grupos que consumiram vinagre de maçã.
Outro estudo realizado em 2016, além da redução do peso corporal, mostrou que o consumo de vinagre pode ajudar a evitar ou reduzir alguns distúrbios metabólicos provocados por uma dieta rica em gordura.
2. Redução de colesterol
Um estudo publicado em 2008 sugeriu que o consumo de vinagre pode melhorar os níveis de colesterol nas pessoas.
Além disso, o estudo evidenciou uma redução significativa do colesterol LDL (colesterol ruim), dos níveis de TG e um aumento no HDL (o tipo bom).
Este benefício também foi visto em outros estudos científicos, com ratos e humanos.
Inclusive foi um dos benefícios vistos no primeiro estudo citado neste artigo.
Essa redução do colesterol e TG, bem como o aumento do HDL, ajuda no controle e prevenção de doenças cardiovasculares e melhora da saúde de forma geral. Mas é claro que uma alimentação equilibrada é indispensável.
3. Controle da glicemia e níveis de insulina
De acordo com um estudo publicado no Diabetes Care, periódico publicado pela American Diabetes Association, o vinagre de maçã reduz significativamente as respostas de glicose e insulina no sangue, o que melhora a sensibilidade à insulina, quando consumido como parte de uma refeição rica em carboidratos principalmente.
Ou seja, o consumo do vinagre pode ajudar a evitar e a controlar o Diabetes, devido ao controle e à melhora da sensibilidade à insulina, bem como auxiliar na redução do acúmulo de gordura corporal.
É claro que o alimento não funciona como medicamento e nem dispensa o tratamento já feito por diabéticos. Neste estudo, a quantidade utilizada de vinagre de maçã foi de 20g.
Recomendamos que você converse com seu médico ou nutricionista para uma orientação mais individualizada.
Fonte: http://www.feitodeiridium.com.br/
Foto: Divulgação