Sabemos que não se deve usar detergente ou sabão para limpar as taças de vinho. Por quê? Esses produtos são de difícil remoção e os resíduos, além de poderem, de certa forma, interferir no vinho (aromas e sabores), ainda vão diminuir a formação das “lágrimas” nas laterais da taça e, no caso dos espumantes, impedir a formação das bolhas para o perlage.
Dessa forma, a indicação sempre é lavar as taças apenas com água (morna se preferir) e usar uma esponja extremamente suave ou apenas os dedos para remover os resíduos. Mas e quando nos deparamos com aquelas marcas de batom que ficam impregnadas e são muito difíceis de tirar?
Há algumas dicas para lidar com isso.
Uma alternativa é usar um guardanapo com um pouco de vinagre branco. Passe-o sobre as marcas para retirá-las. Lembre-se de, em ambos os casos, enxaguar bem as taças para não deixar resíduos tanto de sal quanto de vinagre. Os resquícios de vinagre são mais fáceis de serem eliminados que detergente. Lembre-se ainda de secar bem as taças após lavadas para que não surjam manchas decorrentes dos minerais presentes na água. Utilize um pano macio, envolva a taça com a mão e seque por fora. Depois, coloque a ponta do pano no interior e vá girando devagar. Tomando esses cuidados, suas taças sempre estarão em boas condições.
Fonte: https://prazeresdamesa.uol.com.br/
Foto: Divulgação