De acordo com a nutricionista Giovana Morbi, todos os vinagres, sejam eles de maçã, de vinho tinto ou branco e balsâmico, possuem propriedades antioxidantes, que garantem um envelhecimento saudável e auxiliam no tratamento de algumas doenças.
"Durante séculos o vinagre tem sido utilizado na cozinha e para outros fins domésticos, mas o que muitos não sabem é que ele também pode ajudar a tratar problemas de saúde. Há tempos que seus efeitos na saúde são estudados. Vão desde a perda de peso até a melhora dos níveis de açúcar no sangue e controle do colesterol", explicou Giovana.
O vinagre de maçã protege o corpo de bactérias ruins. É capaz de matar micróbios patogênicos, incluindo bactérias maléficas ao nosso organismo. "O vinagre de maçã não pasteurizado e orgânico é rico em bactérias boas. Não sabemos até que ponto esses microrganismos sobrevivem no estômago e chegam vivos até o intestino, mas quanto mais consumirmos fontes dessas boas bactérias (os ‘probióticos’ naturais), maiores as chances de tê-las no intestino e assim, melhorar a saúde", disse Giovana. Esse vinagre tem em sua composição traços de fibras, como a pectina, que proporciona saciedade, absorção de gorduras e melhora o trânsito intestinal. O alimento ainda possui betacaroteno, que evita problemas de visão e protege a pele, e potássio, que é essencial para o funcionamento celular.
Fontes:
http://www.ibahia.com
Foto: Divulgação