Clipping


Legislação


Nossos Associados

Clipping

Veja os tipos de vinagre mais indicados para cada preparação na cozinha. É sempre bom lembrar!

O vinagre é indispensável na cozinha mundial e não é de hoje. O condimento já era utilizado nos primórdios da civilização e conquistou o seu espaço na culinária do dia a dia. Utilizado, em sua grande maioria, para temperar saladas e molhos, existem diversos tipos de vinagres disponíveis no mercado para os mais diversos fins. Mas, você sabe quais são os tipos mais adequados para cada receita? 

Pois é, o vinagre possui propriedades capazes de realçar o sabor das receitas. Sua matéria-prima é a mais diversa. Quer aprender então quais as características e usos de cada um dos tipos de vinagre?  

Vinagre de maçã 

Obtido através da fermentação dos açúcares da fruta, também é considerado um dos mais nutritivos, com uso muito amplo. Ele possui o equilíbrio perfeito entre o azedo e o sabor levemente adocicado. Aposte no vinagre de maçã para temperar saladas, molhos e preparar picles caseiros, já que o ácido acético presente em sua composição impede a proliferação de bactérias, ideal para preparações em conserva.  

Vinagre de arroz 

Utilizado na culinária asiática, o vinagre de arroz deixa um sabor mais adocicado nas suas receitas. Produzido a partir da fermentação do arroz, ele é um dos principais componentes dos sushis e molhos agridoces. Pode ser uma ótima pedida para o preparo de peixes, principalmente marinadas. 

Vinagre balsâmico 

Eis um dos tipos de vinagres mais importantes da culinária, o vinagre balsâmico. Também chamado de aceto balsâmico, esse tipo é de origem italiana, produzido a partir de uvas especiais e envelhecido em barris de carvalho. Sua consistência é mais densa que os demais tipos e possui variedades claras – mais adocicadas – e escuras, de sabor mais intenso. É excelente para o preparo de molhos e pratos agridoces, carnes e peixes. Também é muito utilizado em receitas doces, em uma redução semelhante ao caramelo. Seu preço pode ser um pouco mais elevado, mas vale a pena tê-lo para deixar suas receitas ainda mais especiais. 

Vinagre de vinho tinto e branco 

Como o nome já sugere, esses dois tipos de vinagre são produzidos a partir da fermentação do vinho. O vinagre de vinho tinto pode ser utilizado para o preparo de saladas, marinadas e pratos frios. Já o do tipo branco, com um sabor mais suave, é indicado para temperar saladas, preparação de condimentos – como o ketchup caseiro – marinadas de aves e, até mesmo, para a receita de ovo poché. 

Vinagre de álcool 

Este tipo de vinagre também é um dos mais consumidos e produzidos no Brasil. Além de poder se utilizado na cozinha, ele também é um dos queridinhos para uso geral dentro de casa, então é sempre bom tê-lo por perto. Feito a partir da cana-de-açúcar, o vinagre de álcool pode ter diversas variações, inclusive as saborizadas como ervas finas, limão e alho. Seu sabor neutro é indicado para conservas, molhos e temperos de carnes diversas. 

Usos na culinária 

1) Adiciona sabor 

Uma pequena quantidade de acidez faz com que o sabor dos alimentos seja fresco. Além disso, dependendo da variedade, o vinagre pode adicionar sabores doces, amanteigados, maltados e picantes, bem como aromas lenhosos do envelhecimento em barris de madeira. 

2) Altera a cor dos alimentos 

O vinagre preserva a cor dos alimentos que escurecem ao serem cortados, como maçãs e batatas. Também ilumina frutas e vegetais que contêm um pigmento chamado antocianinas como: cerejas, repolhos roxos, berinjela, blueberries etc. Este pigmento torna-se azulado em condições alcalinas, mas mantém a cor avermelhada em condições ácidas. Além disso, o ácido do vinagre altera a cor de vegetais escuros, amarelando, como brócolis, couve etc. 

3) Reduz a viscosidade de massas  

Adicionar uma colher de sopa de vinagre à água do macarrão acidifica a água e reduz a viscosidade, pois a massa cozida em água alcalina libera mais amido. Isso é útil quando se usa massa numa salada, em que a viscosidade é indesejável. O sabor do vinagre se mistura com a acidez do molho da salada. 

4) Nas claras em neve 

A adição de cerca de 1/8 de colher de chá de vinagre por clara de ovo quebra as proteínas, aumentando o volume e tornando as claras em neve sedosas e brilhantes. 

Fonte: https://jornalentrevista.com.br/
https://cozinhatecnica.com/
Foto: Divulgação

Desenvolvido por:

Web e Ponto - Soluções Digitais