É difícil superar o charme rústico do artesanato feito com pinhas, mas você não precisa correr para uma loja de artigos para artesanato para obter o que precisa: as pinhas costumam estar à disposição no quintal, em parques e em outras áreas arborizadas. Porém, aquelas encontradas ao ar livre muitas vezes estão sujas e cheias de insetos, o que pode fazer com que estraguem mais cedo.
No entanto, com um pouco de limpeza e secagem, você pode fazer com que durem mais. Se quiser preservá-las por longos períodos, sele-as com verniz, tinta ou cera para conservá-las por ainda mais tempo.
Encha uma pia, banheira ou balde com duas partes de água e uma parte de vinagre de álcool. A quantidade de água e vinagre a ser usada depende de quantas pinhas você vai deixar de molho e do tamanho do recipiente.
Deixe as pinhas de molho por 20 a 30 minutos. É necessário deixá-las submersas durante esse processo. Se boiarem, coloque uma toalha molhada e pesada, uma tampa de panela ou até um prato grande para fazer peso. As pinhas podem se fechar durante esse passo. Não tem problema, pois elas se abrirão novamente depois de secas.
Transfira as pinhas para uma folha de jornal e deixe secar de um dia para o outro. Coloque-as em um local bem ventilado, pois isso ajuda a aumentar a circulação do ar. Caso não tenha jornal em casa, use sacos de papel ou uma toalha velha.
Preaqueça o forno a uma temperatura entre 95 °C e 120 °C. Ele não precisa ficar muito quente. As pinhas só precisam de um leve calor para ajudá-las a secarem por completo, de modo que se abram novamente depois de ficarem de molho.
O processo pode levar de trinta minutos a duas horas. Verifique-as frequentemente para que não peguem fogo. As pinhas estarão prontas quando estiverem brilhantes e abertas.
Passe as pinhas para uma grade para esfriar. Use luvas de forno, pegadores ou até uma concha de feijão para fazer isso. Cuidado ao mover as pinhas, pois elas estarão bem frágeis.
Deixe esfriarem por pelo menos dez minutos. Depois você pode pintá-las.
Fonte: https://pt.wikihow.com/
Foto: Divulgação