O segmento de sucos, espumantes e vinhos tem ampliado espaço no gosto do brasileiro. É o que mostram os recentes dados de comercialização dos produtos. Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), no ano passado o segmento atingiu crescimento de 9%, em especial os sucos de uva, que tiveram o maior crescimento. Mesmo diante da retração da economia, o presidente do Ibravin, Moacir Mazzarollo, acredita que será possível repetir o resultado neste ano.
Para avançar no mercado brasileiro, Mazzarollo aponta dois desafios em relação ao público consumidor. Um deles é conseguir divulgar a qualidade do vinho nacional, na comparação com os produtos internacionais. “Ainda há uma cultura de que o importado é melhor. Porém, temos produtos de alta qualidade, inclusive reconhecidos internacionalmente”, afirma.
Outra meta é popularizar o consumo da bebida. Pesquisas apontam que o brasileiro consome 2 litros de vinho por ano. A quantidade é mínima, se comparada ao fato de que cada pessoa bebe em média 50 litros de cerveja e seis de cachaça ao ano. “Acredito que o consumo aumentou mais, em especial nos últimos anos. Mas ainda enfrentamos resistências. Porém, as novas gerações já se mostram mais abertas”, avalia.
A programação alusiva às comemorações do Dia do Vinho, celebrado em 7 de junho, já começou. Segundo a Ibravin, um dos grandes diferenciais neste ano foi a organização de um calendário de duas semanas. Com isso, as cidades e os estabelecimentos podem se organizar melhor.
Fonte pesquisada: www.agrolink.com.br